Como abrir uma empresa? Veja o passo a passo

escritório de contabilidade
Escritório de Contabilidade no Belenzinho
5 de fevereiro de 2021
escritório de contabilidade
Contabilidade na Zona Leste
12 de fevereiro de 2021

Como abrir uma empresa? Veja o passo a passo

como abrir uma empresa
 

Como abrir uma empresa? Essa é uma pergunta que tem mais de 9.000 pesquisas no mês, só no Google! Afinal, quem nunca pensou em ser dono do próprio negócio, não é mesmo?

Para responder a essa pergunta que é muito comum, mas ao mesmo tempo de grande relevância e importância, nós da Huerta Contabilidade preparamos um super passo a passo com todos os detalhes que você precisa saber sobre o assunto. Não perca, acompanhe nosso conteúdo até o final e descubra como o processo de abertura de uma empresa pode ser simplificado.

Como abrir uma empresa? Passo a Passo

como abrir uma empresa

1.Escolha a natureza jurídica da empresa

Um dos primeiros passos da abertura de uma empresa, consiste na escolha da sua natureza jurídica ou simplesmente a forma de constituição da sua empresa, que é o que vai dizer se a empresa possui sócios ou é de responsabilidade de um único proprietário, por exemplo.

Aqui no Brasil, temos alguns modelos distintos de natureza jurídica para a constituição de empresas. Sendo assim, vamos citar os principais, que são eles:

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada - EIRELI:

Para abrir uma empresa Eireli você não precisa de sócios e tem os seus bens pessoais separados dos bens da empresa, no entanto depende de um capital social mínimo de 100 salários mínimos, incluindo bens da empresa e dinheiro.

Sociedade Limitada - LTDA:

A Sociedade Limitada é um dos modelos mais conhecidos e utilizado para a abertura de empresas aqui no Brasil. Neste modelo de constituição empresarial dois ou mais sócios contribuem com bens ou com dinheiro para a formação do capital social da empresa.

Empresário Individual - EI:

Muito semelhante ao EIRELI, este modelo de constituição possui a vantagem de não necessitar de sócios e a desvantagem de contar com um faturamento anual limitado a 4,8 milhões e patrimônio que se confunde com os do proprietário, o que quer dizer que em caso de dívidas relacionadas a empresa o proprietário poderá responder com o seu patrimônio pessoal.

2.Escolha o regime tributário

Como abrir uma empresa sem pensar nos tributos que estarão por vir, não é mesmo? O Brasil se destaca entre os países com as maiores cargas tributárias do mundo, sendo assim, ao cogitar a possibilidade de abrir uma empresa, o empreendedor logo se preocupa com os impostos.

Por falar em impostos, a escolha do regime tributário é um dos passos que precisam ser dados para a abertura de uma empresa. Mas, não basta escolher é preciso analisar todos os regimes existentes para encontrar a melhor opção para cada negócio.

Atualmente, são três os regimes tributários em vigor no país, são eles:

  • Simples Nacional
  • Lucro Presumido
  • Lucro Real

Vale destacar, que tanto para a escolha do regime de constituição, quanto para a escolha do regime tributário de uma empresa, torna-se essencial a figura da assessoria contábil, isso porque, essas escolhas são fundamentais para o futuro da empresa e podem influenciar no montante de encargos que incidirão sobre a empresa.

3.Registro da empresa na Junta Comercial

Se você já escolheu o formato de constituição e o regime tributário da sua empresa, e deseja saber como abrir uma empresa, saiba que é hora de colocar em prática e em andamento o processo de abertura empresarial junto aos órgãos responsáveis, começando pela Junta Comercial.

A Junta Comercial é uma espécie de cartório onde as empresas nascem e são registradas por meio dos seus contratos sociais, que por sua vez é o documento mais importante de uma empresa, afinal nele constam informações como a atividade a ser desenvolvida, a localização da empresa, o capital investido e os dados pessoais dos sócios.

4.Registro da empresa na Receita Federal

Após o registo do contrato social na Junta, é hora de entrar com um pedido de registro da empresa na Receita Federal. Com a conclusão desta etapa, a empresa estará legalmente regularizada e obterá o seu CNPJ.

5. Registro da empresa na Secretaria Estadual e na Secretaria Municipal de Fazenda

As Secretarias de Fazenda dos Estados e dos municípios, são os órgãos responsáveis pela arrecadação de tributos e também por fiscalizar e conceder permissão para o exercício de atividades empresariais nos seus limites.

Por parte dos Estados, temos a fiscalização quanto ao recolhimento do ICMS e a liberação da Inscrição Estadual, documento indispensável para empresas que precisam emitir notas de venda e circulação de mercadorias.

Já por parte dos municípios, temos a Inscrição Municipal e o Alvará de Funcionamento, documentos essenciais para a emissão de notas de serviço e também para a comprovação da regularidade da empresa e de sua permissão para funcionar.

Qual o tempo médio para abrir uma empresa ?

como abrir uma empresa

Como verificamos no tópico anterior, o processo de abertura de uma empresa pode ser dividido em pelo menos 5 passos, isso sem considerar casos especiais de empresas e atividades que necessitam de autorizações específicas em órgãos como a Vigilância Sanitária e a Secretaria de Meio Ambiente, por exemplo.

Logo, ao considerar o grande número de tarefas que precisam ser seguidas para a abertura de uma empresa, a maior parte das pessoas acredita que a constituição e regularização de uma empresa precisa obrigatoriamente ser um processo lento e complexo.

Contudo, ao contrário do que muitos pensam, abrir uma empresa pode ser rápido e fácil, levando em média cerca de 5 dias para que todas as pendências sejam resolvidas e a empresa finalmente possa ser liberada para operar.

Para acelerar o processo de abertura da sua empresa, conte com uma assessoria contábil experiente em abertura de empresas!

Conclusão

Se você está pensando em como abrir uma empresa, mas não sabe por onde começar? Conte com a assessoria da Huerta Contabilidade e retire os seus sonhos do papel.

Sabemos que de início é muita informação, e é exatamente por isso que queremos te ajudar!

O contador será seu braço direito! Te ajudará também a identificar em qual modalidade sua empresa se encontra e quais os devidos procedimentos.

Entre em contato conosco para falar com os nossos especialistas em abertura de empresas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *