Contabilidade Tributária: o que é e qual a importância para as empresas

escritório de contabilidade
Contabilidade no Brás
29 de janeiro de 2021
escritório de contabilidade
Escritório de Contabilidade no Belenzinho
5 de fevereiro de 2021

Contabilidade Tributária: o que é e qual a importância para as empresas

contabilidade tributária
 

Contabilidade Tributária é a área da Contabilidade que administra os tributos de uma empresa.

Seja qual for seu ramo de atuação ou se a sua modalidade de tributação é Lucro Presumido, Lucro Real ou Simples Nacional, é obrigatório fazer o levantamento financeiro e pagar todos os impostos. E é exatamente aí que Contabilidade Tributária entra, continue lendo!

O que é Contabilidade Tributária

Também conhecida como Contabilidade Fiscal, é o ramo que gerencia e administra os tributos. Ela abrange todos os procedimentos utilizados para organizar o pagamento de impostos e definir as melhores estratégias para gerenciá-los. 

Seu principal objetivo é organizar os impostos para deixar tudo mais claro. E além disso, ajudar no empreendimento, já que erros na parte tributária podem acabar prejudicando o negócio a longo prazo.

Qual a diferença entre tributos e impostos?

contabilidade tributária

É comum ver os dois termos sendo usados como sinônimos, mas não são.

Tributo é um gênero que abrange cinco espécies:

  • Impostos: está relacionado a renda, o consumo e o patrimônio e podem ser Municipais, Estaduais ou Federais;
  • Taxas: estão relacionadas a algum serviço público, que só é realizado se determinada taxa for paga, também sendo Municipais, Estaduais ou Federais;
  • Contribuições de melhoria: são cobradas quando o Governo faz uma obra pública que gere valorização em imóveis particulares. A taxa é calculada com base no valor agregado a cada imóvel;
  • Contribuições especiais ou sociais: são destinadas à Seguridade Social;
  • Empréstimos compulsórios: só podem ser criados pela União, por meio de lei complementar, em casos extraordinários, como guerras ou calamidades públicas. Por ser um empréstimo, existe a expectativa de restituição dos valores.

Portanto, todo imposto é um tributo, mas nem todo tributo é imposto.

Quais tributos uma empresa paga?

Existem cerca de 70 tributos diferentes em vigência no Brasil, mas eles não se aplicam a todas as empresas. De uma maneira geral, os principais, que incidem sobre a maioria das empresas, são:

Tributos Federais

Tributos Estaduais

Tributo Municipal

Contribuições Previdenciárias

O que o profissional tributarista faz

contabilidade tributária

O contador tributarista é um profissional com amplo conhecimento que exerce as atividades da Contabilidade Tributária.

E é recomendado que a sua atuação comece antes mesmo da empresa dar início as suas atividades e tenha participação na escolha do seu Regime Tributário.

O objetivo é a elisão fiscal: fazer as escolhas certas e dentro da legalidade para pagar menos impostos.

As principais funções do contador tributarista são:

  • Analisar todas as atividades da empresa para ver quais tributos estão envolvidos;
  • Identificar a Legislação que se aplica em cada caso;
  • Entender as legislações que regulam cada tributo para saber como adquirir direito ao crédito, ou em casos que a empresa pode ser isenta;
  • Tirar dúvidas dos demais setores da empresa;
  • Estruturar o departamento para o cumprimento das obrigações tributárias;
  • Fazer o planejamento tributário para buscar a elisão fiscal (utilizar métodos legais para diminuir o valor dos impostos num determinado orçamento);
  • Representar o contribuinte junto aos órgãos fiscais (bancos, por exemplo).

A Importância da Contabilidade Tributária

Sabemos que todo imposto sonegado resulta em multas altíssimas para a empresa. Por isso, é muito importante que, além de realizar o pagamento dos tributos, eles sejam apurados de forma correta.

O contador também é um dos responsáveis em relação ao levantamento de dados para a tomada de decisão do empresário.

Analisar periodicamente se o enquadramento tributário da empresa é vantagem! Já que podem ocorrer alterações na legislação vigente, e até mesmo ter benefícios fiscais.

Contratar um contador é muito importante mas o empresário também tem sua responsabilidade! A Contabilidade é de enorme importância para o sucesso do negócio.

Por que é importante a Contabilidade Tributária

É muito importante que tanto o contador quanto o dono do negócio tenham conhecimento de tributação. Afinal, cada município possui suas regras, por exemplo, o ICMS tem uma lei em cada estado e os demais tributos estão em constantes mudanças.

Sem planejamento tributário, cada uma das decisões podem alterar drasticamente o lucro da empresa.

Esteja também sempre atento as publicações oficiais.

Como a Contabilidade Tributária auxilia na tomada de decisões

contabilidade tributária

Uma das atividades da Contabilidade Tributária é demonstrar, com base em cálculos, se determinada ação está gerando lucro e se esse retorno está realmente sendo viável.

Para ter uma boa margem de lucro de forma legalizada, é necessário que o planejamento fiscal seja realizado e analisado de forma periódica.

O empresário deve sempre antecipar possíveis mudanças no seu processo para que sejam feitas previsões futuras de recolhimento de impostos.

Existem diferentes alíquotas dentro do nosso país, como o diferencial de ICMS entre estados, e isso ocorre quando compras de imobilizado ou material de consumo são feitas entre estados diferentes, o que resulta em impostos mais elevados.

Conclusão

A Contabilidade Tributária garante que:

  • Todas as obrigações tributárias fiquem em dia, evitando problemas com a legislação e possíveis multas e penalidades;
  • A empresa recolha apenas o mínimo necessário, promovendo uma gestão mais eficiente de seus recursos e causando menor impacto ao capital de giro.

A Contabilidade Tributária é essencial para qualquer empresa, pois, além de garantir seu espaço no mercado de trabalho, permite que ela atue legalmente.

E não esqueça: antes de mais nada, ao abrir uma empresa, é necessário contar com um profissional especializado, um Contador.

Muitas micro e pequenas empresas acabam tendo uma vida curta pelo fato do dono do negócio precisar saber de tudo. É um fardo e tanto carregar essa responsabilidade, mas não precisa ser assim, queremos te ajudar! Entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *