Contabilidade Empresarial: para que serve e qual sua importância?

admissão de funcionários
Admissão de Funcionários: tudo o que você precisa saber
13 de abril de 2021
redução de jornada e salário
Redução de jornada e salário e a suspensão de contrato de trabalho: veja como aderir
6 de maio de 2021

Contabilidade Empresarial: para que serve e qual sua importância?

contabilidade empresarial
 

Você também pensava que a contabilidade empresarial cuidava apenas da parte burocrática de um negócio? 😱

O papel da contabilidade dentro de uma empresa passou a ganhar muitas funções no decorrer dos últimos anos. Isso por que conforme as leis brasileiras se tornam cada vez mais complexas, mais se faz necessário a presença de um contador dentro de uma organização.

O contador tem um lugar estratégico ao lado do empresário que deseja crescer em seu ramo no mercado. Não somente crescer mas também permanecer positivo diante de quaisquer circunstâncias, até mesmo perante as concorrências. Mas e você, quer saber mais sobre esse assunto tão importante? Então vamos lá!

No post de hoje falaremos sobre:

Confira!

O que é a contabilidade empresarial?

A contabilidade empresarial é a área responsável por toda movimentação financeira de uma organização. Seu objetivo é garantir que a empresa opere suas atividades plenamente de acordo com o Governo. E isto inclui aspectos trabalhistas, previdenciários, fiscais, legais e tributários.

Além disso, todos os bens adquiridos também é de sua responsabilidade. Como por exemplo: quitação de parcelas de empréstimos, entrada de receitas vindas de vendas ou serviços prestados, nível de endividamento e o valor do patrimônio

Como resultado, após juntar todas essas informações, o contador entenderá o estado financeiro da empresa e quais decisões serão as mais indicadas para aquele momento. Por exemplo: se é uma boa hora de investir e adquirir bens, ou, para respirar e reduzir os gastos.

De maneira geral, a contabilidade empresarial é o cérebro do seu negócio! Sem ela, dificilmente sua empresa terá um crescimento saudável, contínuo e bem planejado.

Para que serve a contabilidade empresarial?

O contador serve apenas para gerenciar os impostos de uma empresa? Não! Quando uma organização contrata uma empresa de contabilidade empresarial, ela não só gerencia todas as despesas como também tem o objetivo de alavancar sua posição financeira. Que muitas vezes significa sair do negativo, ou atuar legalmente.

Agora, veja abaixo algumas funções que a contabilidade empresarial exerce!

1. Administração e relatório do fluxo de caixa

O fluxo de caixa nada mais é do que uma planilha (diária, semanal, mensal ou anual) que registra todo recurso financeiro que entra e sai da empresa.

Esse documento é um instrumento na gestão financeira que supervisiona o patrimônio, condições e investimentos do negócio. Em resumo, ele aponta se o saldo do caixa está positivo (isso significa que mesmo pagando todas as contas, ainda está sobrando dinheiro) ou negativo (dinheiro suficiente apenas para arcar com as contas ou nem isso).

2. Controle das contas a pagar

Contas a pagar são as obrigações com funcionários, órgãos fiscais e fornecedores. Em outras palavras, são todas as dívidas que a empresa assumiu e precisa arcar.

Este controle une pontualidade, antecipação, economia e organização. Isso significa que as contas não podem ser esquecidas, devem ser pagas em dia para evitar juros por atrasos ou até mesmo serem pagas antecipadamente para obter descontos.

3. Controle das contas a receber

Também conhecida como duplicatas a receber, esse tipo de controle acompanha todos os recursos financeiros que a empresa deve receber, seja de outras empresas, seja de clientes finais. Ou até mesmo rastreá-los, por exemplo: em qual conta bancária foi recebido o valor da venda x?

Neste caso, a contabilidade também fica responsável pelos prazos a serem respeitados e juros a serem cobrados.

4. Cálculo da folha de pagamento

A folha de pagamento é um dos serviços mais conhecidos da contabilidade. Sabe por quê?

Qualquer erro e impontualidade nesse documento podem gerar processos trabalhistas. Além de todos os encargos que deve ser recolhidos pelos órgãos específicos, que quando não recolhidos, geram ainda mais problemas.

Neste caso, o contador é responsável por calcular:

  • classificação do funcionário;
  • análise das horas de trabalho;
  • desconto de encargos e impostos;
  • cálculo do FGTS;
  • e dedução de benefícios legais.

Para calcular a folha de pagamento corretamente, é necessário conhecer os tributos que serão descontados, como INSS, FGTS, IRRF, contribuição sindical e entre outros, como vimos acima. E para isso é necessário ter uma contabilidade empresarial 😉

5. Relatórios e demonstrações contábeis

Como falamos acima, os relatórios e demonstrações contábeis fazem parte do dia a dia do contador empresarial. Pois eles serão ferramentas de análises internas, ajudarão na tomada de decisões de negócios e até mesmo servem como documentos comprobatórios.

Também, são eles usados para reuniões com bancos, fornecedores e clientes, afim de demonstrar o desempenho e andamento da empresa.

6. Acompanhamento de receitas e despesas

O preenchimento dos formulários fiscais é uma tarefa que exige total atenção da contabilidade empresarial. Pois é através das informações sobre receita bruta e líquida que os cálculos de impostos municipais e estaduais serão feitos corretamente. E é através do lucro líquido do imposto de renda que se separa a folha de pagamento, serviços públicos, etc.

Junto com o acompanhamento de receitas e despesas, a contabilidade empresarial também pode lhe trazer acompanhamentos ao vivo de vendas e equipes, por exemplo, existem franquias de lojas que conseguem visualizar naquele mesmo instante qual seu posicionamento no ranking de vendas gerais — mostrando até mesmo qual foi o vendedor que mais vendeu, se a loja está no positivo ou negativo, e entre outras informações.

Qual a importância da contabilidade empresarial?

Ter uma contabilidade para a sua empresa melhora até mesmo suas negociações! Pois no momento de conversa você terá mais credibilidade ao apresentar dados e documentos sobre a sua marca.

Dessa forma você terá vantagens perante a concorrência, podendo inclusive ter preços únicos com os fornecedores.

Aliás, com o bom relacionamento com clientes e fornecedores, a busca pela sua empresa será maior. E manter o posicionamento financeiro é essencial para todo empresário, mantendo as contas em dia e atuando legalmente.

Como a contabilidade empresarial pode te ajudar?

É comum que as empresas busquem uma contabilidade num momento tardio. Isto é, quando o financeiro da empresa já está quebrado...

A falta de organização já é um sinal de alerta para um possível caos financeiro. Afinal, todas as transações devem ser documentadas e armazenadas corretamente. Além disso, a desorganização faz com que os pequenos impostos e contas sejam esquecidos, podendo comprometer o CNPJ do empresário.

A contabilidade pode ajudar a sua empresa em diversos quesitos! Veja abaixo algumas atividades que você não precisará mais ter dor de cabeça e que passarão a ser administradas pelo contador:

  • todas as vendas, despesas e gastos serão documentadas afim de saber se a empresa está operando com lucro ou prejuízo;
  • todos os pagamentos pendentes ficarão em abertos o mínimo tempo possível, evitando multas e juros por atrasos;
  • tudo que envolve compras, financeiro, estoque e faturamento serão organizados pelo profissional;
  • garantia da saúde financeira e longevidade do negócio;
  • acompanhamento, registro e demonstrativos do patrimônio;
  • registro de toda operação financeira.

A atualização dos dados contábeis também é um ponto muito importante! Planilhas desatualizadas podem jogar por água abaixo uma oportunidade de negócios. Por fim, não espere suas finanças virar uma bola de neve, conte com um contador!

Quando procurar uma contabilidade para sua empresa?

Contar com uma contabilidade é fundamental, principalmente no Brasil onde há muita burocracias e leis tão complexas. Portanto, se você é empreendedor e acabou de abrir o seu negócio, sugerimos que busque a ajuda de um contador.

Mas se a sua empresa já está em funcionamento, certamente você já sabe que existem diferentes impostos e obrigações que cada ramo de atuação deve cumprir. Contudo, ainda há tempo de regularizar! Nesse caso, o contador irá fazer um check-up para saber a situação da empresa e o que fazer.

E para não esquecermos, ter uma contabilidade é vital até mesmo nos momentos de negociações, pois no momento em que perguntarem ''por que eu devo contratar a sua empresa?'', você saberá o que responder 😉

Esperamos que o texto de hoje tenha esclarecido a importância da contabilidade empresarial e quais são as consequências de um negócio que não possui essa especialidade — qualquer erro na administração das suas finanças pode ser fatal! Por isso, conte com a Huerta para garantir a saúde financeira da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.