Chegamos ao período de entrega da declaração de imposto de renda 2021. Você já entregou a sua declaração? Ainda não? Então não deixe de conferir esse guia completo que a Huerta Contabilidade preparou para você.
Acompanhe esse conteúdo até o final, retire todas as suas dúvidas e não perca o prazo para envio da sua declaração que vai até o dia 30 de abril.
Lembre-se, quem deixar de enviar a declaração de imposto de renda no prazo, acaba com o CPF irregular e o nome na malha fina, além disso, fica sujeito ao pagamento de multa de 20% sob o valor devido acrescido de juros e correção monetária.
O primeiro passo para o envio da sua declaração de imposto de renda 2021, consiste em verificar se você está dentro do grupo de contribuintes obrigados ao envio da declaração.
Confira logo abaixo, quem devem enviar a declaração de imposto de renda 2021, conforme informou a Receita Federal:
Se você se encontra em algum dos grupos listados acima, é hora de começar a separar os documentos para preenchimento e envio da sua declaração de imposto de renda 2021.
Mas antes, veremos uma mudança importante que aconteceu este ano em relação ao auxílio emergencial, veja abaixo;
As principais mudanças na declaração de imposto de renda 2021 é em relação ao auxílio emergencial. Segundo a Receita Federal, todos os valores recebidos do auxílio emergencial são rendimentos tributáveis e devem ser declarados no Imposto de Renda, na ficha Rendimentos Recebidos de Pessoa Jurídica.
Além disso, os beneficiários do auxílio que receberam, no ano, mais de R$ 22.847,76 em rendimentos tributáveis em 2020 terão que devolver o auxílio emergencial ao governo. As informações de como devolver foram disponibilizadas neste site.
Agora que já vimos as principais mudanças, veremos quais são os documentos necessários para a entrega da sua declaração. Confira!
Para entrega completa da sua declaração de imposto de renda, evitando problemas com o fisco, reúna os seguintes documentos:
De acordo com o calendário divulgado pela Receita Federal, os contribuintes devem providenciar o envio da declaração de imposto de renda 2021, entre o dia 1º de março e o dia 30 de abril.
Vale lembrar, que quem deixar para enviar após o prazo, fica sujeito a multas e sanções legais. Portanto, não deixe o envio da sua declaração de imposto de renda para a última hora.
Já em relação ao prazo de restituição do Imposto de Renda, ele está dividido em 5 lotes, são eles:
Como de costume, terão prioridade de recebimento, os idosos, portadores de deficiência, portadores de doenças graves e professores.
Além disso, é sempre bom destacar, que aqueles que enviarem a declaração do imposto de renda com antecedência, contam com boas chances de receber a restituição logo nos primeiros lotes.
Como de costume, algumas despesas podem ser deduzidas da declaração de imposto de renda 2021, confira quais são elas:
Vale destacar, que além das deduções, você poderá destinar 6% do valor da sua declaração de imposto de renda para entidades sociais.
Deixar de entregar a declaração de imposto de renda 2021 não é nem de longe uma opção para os contribuintes que se enquadram nas regras de obrigatoriedade.
É importante destacar que quem não enviar ou então enviar em atraso a declaração de imposto de renda estará sujeito a uma série de sanções impostas pela legislação e pela Receita Federal.
A primeira sanção para quem não enviar a declaração no prazo devido, consiste na aplicação de multa de até 20% do valor devido a título de imposto de renda, corrigido monetariamente.
Contribuintes que não enviam a declaração no prazo, também ficam com o CPF irregular, o que por sinal, acarreta uma série de problemas, dentre eles a impossibilidade de contrair empréstimos e abrir contas bancárias.
Por fim, o contribuinte que deixa de entregar a sua declaração de imposto de renda, acaba com o nome retido na malha fina e pode responder a processo por sonegação fiscal, cuja pena vai de multa e prisão de 2 a 5 anos.
Enviar a sua declaração de imposto de renda 2021 é muito simples e certamente mais fácil do que você imagina.
Conte com a Huerta Contábil para retirar todas as suas dúvidas e enviar a sua declaração de imposto de renda. Fique livre de problemas com a Receita Federal.
Contar com o apoio de profissionais capacitados é sem dúvidas o melhor caminho para quem pretende enviar a declaração de imposto de renda 2021 e ficar em dia com o Leão.
A Huerta Contábil conta com um time de profissionais altamente capacitados e especializados no envio de declarações de imposto de renda esperando por você.
Conte com a Huerta Contábil! Entre em contato conosco agora mesmo:
Rua Visconde de Parnaíba, 3297 | Belenzinho | São Paulo - SP | CEP: 03045-002
Fone: (11) 3562-7222
Sandra Silva: (11) 98772-5590
Carlos Valiño: (11) 97798-6203
e-mail: contato@huertacontabil.com.br
1 Comment
[…] Quem recebeu auxílio emergencial e obteve mais de R$ 22.847,76 em rendimentos tributáveis em 2020. […]