Quando, por que e como contratar um Contador?

quanto custa um funcionário para a empresa
Quanto custa um funcionário para a Empresa? Veja como calcular
12 de janeiro de 2021
lgpd contabilidade
LGPD Contabilidade: veja como se adaptar
28 de janeiro de 2021

Quando, por que e como contratar um Contador?

contratar contador
 

Está iniciando um negócio e não sabe se deve contratar um contador? Então esse artigo é para você!

O contador é um profissional especializado na gestão da área financeira, econômica, tributária e também patrimonial das empresas e pessoas físicas. Sua rotina de trabalho envolve muitos cálculos, demonstrativo de resultados e apuração de impostos.

É através desse profissional que as empresas conseguem ter uma visão sobre suas receitas e despesas e entender se o negócio realmente está dando lucro.

Cuidar da contabilidade é uma grande responsabilidade devido a legislação, que passa por alterações o tempo todo e qualquer falha pode levar à aplicação de multas, penalizações ou até mesmo fechar as portas.

Por mais que pareça ser um gasto, contratar um contador ou uma empresa especializada, é um investimento e traz diversos benefícios para a sua empresa.

Por isso, no artigo de hoje você irá aprender quando, por que e como contratar um Contador. Vem com a gente!

Benefícios de contratar um contador

contratar um contador

Logo de início você já estará seguro, pois sua empresa estará dentro de todas as normas e Leis Trabalhistas, evitando dívidas com fisco e proporcionando melhor gestão do caixa.

Não gastará mais dinheiro com impostos do que o necessário, já que o Regime Tributário também será aplicado pelo profissional na sua empresa. Reduzindo também outros gastos desnecessários e trazendo melhor utilização do dinheiro da empresa.

Alguns empresários descartam a possibilidade de contratar um contador e, por falta de conhecimento, acabam cometendo falhas fiscais que podem ser confundidas com sonegação.

Não só na abertura da empresa, mas a contratação pode ser para serviços pontuais, sobretudo em momentos de crise ou de expansão.

Ah! E não se preocupe, o contador não tomará decisões, ele apenas lhe mostrará o levantamento da empresa, com orientações e todos os cálculos contábeis.

Quando contratar um contador?

Toda empresa precisa estar dentro da Legislação e precisa de ferramentas de gestão contábil. E essas tarefas são difíceis e não são simples para fazer sozinho.

Por exemplo:

  • Um funcionário irá se afastar por motivo de férias: quais cálculos fazer?
  • Um novo colaborador chegou na empresa: qual o procedimento, leis e cálculos para admissão? E num processo demissional, por onde começar?

A empresa de Contabilidade prestará todos esses serviços e todo esse atendimento!

Muitas empresas MEI (Microempreendedor Individual) não precisam de contratação contábil, mas, não dispense uma consultoria.

Contrate e seja acompanhado por um contador desde o início do seu projeto, contornando quaisquer problemas desde cedo e fazendo seus primeiros investimentos corretamente.

Por que contratar um contador?

contratar um contador

O Brasil é um dos países com mais complexidade no sistema tributário e fiscal, portanto, é necessário de um profissional que esteja dentro de todas as mudanças que ocorrem na legislação constantemente, para que sua empresa não corra o risco de sofrer penalizações rígidas por conta de erros e omissões.

Os contadores são capacitados não só em burocracias, eles também trabalham com auditoria, capitalização de investimentos, seguro, previdência, perícia contábil e controladoria.

As empresas precisam prestar contas ao Governo e Prefeituras, prestar informações a Receita Federal e a Secretaria da Fazenda, sobre todas as atividades exercidas, e a partir daí, impostos são apurados para manter o seu negócio legalmente de portas abertas.

A contabilidade de uma empresa também trata de questões com bancos, caso seja necessário realizar algum tipo de financiamento ou algo a ser pago ao trabalhador. Por exemplo: Caixa.

O que um contador faz?

  • Te auxilia na abertura da empresa: planeja qual o tipo de tributação, define a divisão societária, capital social e realiza toda a burocracia junto aos órgãos competentes;
  • Fechamento de negócio: fechamento de grandes e pequenas vendas, acerto de contas, divisão de sociedade, inventário e todas outras questões burocráticas, jurídicas, trabalhistas e financeiras;
  • Faz a gestão de controle: registra todos os fatos que podem ser representados como valores monetários, define estratégias para que a empresa cresça mais e notifica o empresário de todas as mudanças que ocorrem na legislação referente a tributação do seu negócio.

E também faz: planejamento financeiro, fluxo de caixa, contratos, controle de estoque, apuração de impostos, balanços mensais, emissão de guias para pagamento dos impostos, planejamento e emissão de folha de pagamento, rescisões trabalhistas e entre outros;

4 passos para contratar um contador

contratar um contador

Contratar um contador é um passo muito importante! Não é só por obrigatoriedade, mas um profissional competente vai facilitar toda a rotina da empresa.

Uma contratação equivocada pode não só causar dores de cabeça, mas também sérios problemas legais.

Falhas como: deixar de pagar impostos, errar a folha de pagamento, errar o código da empresa em algum banco ou qualquer pagamento indevido para mais ou para menos são de total prejuízo a empresa.

Para te ajudar no processo de contratação, listamos 4 passos infalíveis para contratar um contador…

1. Pesquise contadores

Visite o site da Contabilidade, agende uma visita, converse com os contadores e conheça quais os serviços oferecidos e que serão aplicados no seu negócio.

Para te orientar nessa pesquisa, separamos quatro perguntas:

  • Ele é licenciado?
  • O contador esclareceu todas as minhas dúvidas?
  • Ele tem experiência no ramo da minha empresa?
  • Ele presta os serviços que necessito?

2. Contador interno ou terceirizado?

O contador interno é um funcionário que você irá contratar, responsável por toda sua parte contábil.

Já o contador terceirizado faz parte de uma equipe, e prestará serviços mensalmente a sua empresa.

Contratar um contador terceirizado é o mais indicado e recomendado, devido ao maior fluxo de trabalho e grande quantidade de profissionais capacitados dentro da mesma equipe da empresa de Contabilidade.

3. Defina quais serviços serão aplicados a sua empresa

Se o empresário for leigo, a empresa de Contabilidade irá direcioná-lo, mostrando quais os melhores serviços de acordo com o ramo e a trajetória que o seu negócio pode seguir.

Os principais tipos de serviços contábeis são: ajuda para abrir empresa, folha de pagamento, Impostos de Renda, auditoria e/ou consultoria, serviços trabalhistas/fiscais/tributários.

Não é aconselhável decidir por conta própria! Se há alguma dúvida, converse com o contador ou o escritório.

4. Feche contrato com a Empresa de Contabilidade

Agora, se você já pesquisou o contador e definiu quais serviços serão aplicados, é só fechar o contrato!

O contrato definirá as obrigações e acordos de ambas as parte, empresário e Contabilidade.

Defina também os valores a serem pagos referente a quebra de serviços prestados ou quebra de contrato.

Conclusão

contratar um contador

Agora que você já sabe quando, por que e como contratar um contador, chegou a hora de pesquisar e avaliar as empresas. Essa decisão tem o poder de alavancar seu negócio, então por que não investir nisso, não é mesmo?

O contador será seu braço direito! Te acompanhará em todas as suas decisões desde o início do projeto até se tornar um empresário renomado.

Sempre com cálculos consolidados, te aproximando de bons negócios e contribuindo para o crescimento da sua empresa.

Conheça mais sobre a  Huerta Contábil clicando aqui.

Se você gostou deste conteúdo e deseja saber mais? Entre em contato conosco, queremos te ajudar!

5 Comments

  1. […] Ficou interessado? Leia mais sobre quando, por que e como contratar um contador. […]

  2. […] Contratar um contador é muito importante mas o empresário também tem sua responsabilidade! A Contabilidade é de enorme importância para o sucesso do negócio. […]

  3. […] solicitação precisa ser feita pelo contador da empresa e pode ser feita via […]

  4. […] com a Huerta Contábil para retirar todas as suas dúvidas e enviar a sua declaração de imposto de renda. Fique livre de […]

  5. […] Se a sua empresa não conta com um setor de Departamento Pessoal que possa fazer esse trabalho com eficiência. Conte sempre com a ajuda do seu contador. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *